Cozinha para solteiros

Pra quem mora sozinho comida é um problema sempre. A comida falta, a comida estraga, a comida não dá certo de fazer. Eu bem sei que as coisas nem sempre caminham direito em direção ao fogão. Então decidi dar uma mini-contribuição para a solução desse tipo de problema. Porque os que moram sozinhos precisam de um pouco de união. Na hora da tristeza por estar sozinho, na hora das dicas e especialmente na hora da fome, e na falta de habilidade (ou de imaginação) para improvisar um lanchinho.
É bom aproveitar que os solteiros que moram sozinhos andam um pouco na moda. Os seriados falam deles. Os lofts são pra eles. As indústrias de alimentos finalmente caíram na real e estão fazendo porções menores nos seus produtos. É a hora. Até um Guia do solteiro já foi escrito, e P.J. O`Rourke, o autor, sabe do que tá falando e recomenda canivete, uma garrafa de Jack Daniels e um pedaço de pau comprido, entre outras coisas, como equipamento básico de cozinha.
A maior parte das receitas por aí requer um pouco de habilidade. Um conhecimento prévio do banho-maria, das claras em neve, do que é flambar, apurar... Como niguém nasce sabendo mesmo, a melhor coisa é um bom dicionário. Um pequeno (mas útil) pode ser encontrado no Portal da Cidadania (realmente bem cidadão da parte deles dividir isso com a gente).
Daí fica tudo mais fácil! É só seguir as receitas (e elas estão por aí, você vai acabar esbarrando em alguma) e você escapa da subnutrição do miojo com hambúrguer. Boas opções são o frango para solteiros, o macarrão de panela de pressão (Um clássico! Fica com cara de gororoba, mas é muito bom.), frango com mel (chique!), pó pra capuccino (necessário). Vale até arriscar numa sobremesa que até em coma você faz.
Na página da Ana Maria Braga tem uma parte de culinária fácil com ótimas receitas. E pra quem é bem ruinzinho mesmo, tem o Manual do aprendiz do Cybercook, que ensina a começar a cozinhar e traz zilhões de receitas bem fáceis de fazer (clique em 'veja as matérias anteriores' e pronto).
Se você tem mais receitas ou dicas, manda aí no comentário. Já passou da hora de os que moram sozinhos nos unirmos para a sobrevivência em um quarto-sala.

4 comentários:

Janaina Bulhões Miranda disse...

Obrigada pelas dicas, Joana !
Eu vivo com o meu marido, mas não tenho filhos e sou estudante, o que me coloca numa estranha posição de pseudo-solteirice culinária diurna crônica !!!! Além disso, minha criatividade é quse zero na cozinha, então, também preciso da ajuda daqueles que sabem se virar sozinhos.
Boa sorte e até ! (Janaína, 14/04/05)

joana pellerano disse...

De nada, Janaina.
Apareça sempre.

Anônimo disse...

Eu li o seu post!! !Me identifiquei totalmente, eu até gosto de cozinhar mas acabo usando muita coisa e depois sobra e ainda fica toda aquela sujeira, e ainda mais que eu gosto de coisas naturais, aff daí já viu né!! Obrigada pelas dicas!

Anônimo disse...

Eu concordo com a Janaína! Não só os solteiros se alimentam como solteiros... rs

Boa idéias sempre são bem vindas.

bjs