Os Beatles

From me to you

Sua gravadora foi chamada Apple. O primeiro nome da música Yesterday foi Scrambled Eggs. Uns loucos paranóicos ouviram John dizendo "I buried Paul" no fim de Strawberry Fields Forever, mas depois ele disse que era apenas "cranberry sauce." Ninguém se deu conta de que além do LSD em Lucy in the Sky With Diamonds, abundavam tangerine trees, marmalade skies e marshmallow pies. Diz a lenda que o nome Beatles veio de um sonho de John, em que um homem em uma torta flamejante dizia: sejam 'beatles' com 'a'. Parece loucura, mas andam dizendo que a verdadeira história secreta dos Beatles é sobre sua relação com a comida.
Martin Lewis, estudioso dos Beatles e humorista, achou que seria interessante descobrir o que estimulava nutricionalmente os cabeludos, e pra isso analisou mais de 1800 dos mais de 130 álbuns escritos, executados ou produzidos pelos fab four, coletiva ou individualmente entre 1961 e 2001. Além disso ele deu uma boa olhada em 40 horas de filmes dos Beatles, documentários, entrevistas e outras coisas.
Martin resolveu estudar isso porque, além de adorar Beatles (ele foi consultor do The Beatles' Anthology e do Live at the BBC) e comida (diz que o projeto de juntar os dois é sua refeição dos sonhos), ele notou que as criações do quarteto eram fantásticas antes e depois do período de uso pesado de drogas, e que outras substâncias teriam que ser "culpadas" por estimular tanta criatividade.
O resultado foi divulgado num programa de rádio de 3 horas em Los Angeles, o "EAT The Beatles!" (A "Breakfast With The Beatles" special). O que o cara descobriu foi no mínimo engraçado.
O que mais fez sucesso na obra do Beatles foi o mel, citado em 14 canções. O chá foi eleita a bebida preferida, e foi citada em 12 músicas. Num período de três meses em 1967 foram cinco (Lovely Rita, Good Morning Good Morning, A Day In The Life, All Together Now e It's All Too Much). Na época em que mais pipocaram referências às drogas, o chá ainda assim saiu ganhando!
Apareceram também uma coca-cola em Come Together, gim em Rocky Raccoon e limonada em Rain. E vinho, muito vinho. O John bebe um pouco em Norwegian Wood, Paul quer a promessa de uma garrafa em When I'm 64 e uma barriga cheia dele em Her Majesty.

Apesar de vegetariano, George é o beatle que mais faz referências a carne. Tem porco, pepperoni, costelas, galinhas, bacon, Burger King e McDonald's. Até o Ringo, que não compunha tanto, falou de vacas no single Early 1970. John quis ser o eggman em I Am The Walrus, e se sentou num cereal.
Mas na carreira solo ninguém barra o Paul, que tem Cook of the House, chamada por Martin de "uma lista de compras" com batata doce, alho, salada, curry, sal e pimenta (e no filme A História de Linda McCartney Paul brinca com Linda que Sgt. Pepper vinha de salt and pepper). Paul também chamou um disco de Back To The Egg.
O próprio Martin sabe que na vida real a coisa era bem diferente. As comidas preferidas dos Beatles andavam longe de chá e mel. No filme Febre de Juventude a fã Rose conta que a comida preferida dos Beatles é bala de goma, e a bebida é coca com uma gotinha de whisky. A coca batizada o estudioso Martin confirma, mas diz que uma típica refeição dos quatro era batata-frita e pão.
E, principalmente, ele sabe que várias referências nada tem a ver com comida. Yellow matter custard dripping from a dead dog's eye não rola. "E Cold Turkey não tem muito a ver com as sobras do Dia de Ação de Graças...", ele termina.


Para achar o cara: Martin with The Beatles

Um comentário:

joana pellerano disse...

Sopa não psicodélicaMeu amigo Fernando achou essa receita num site sobre Beatles, dizendo que é do George, mas não tem nada que indique que isso seja verdade. Mas, em todo caso...

1 pimenta vermelha
1 colher (chá) de cominho
2 cebolas picadas
2 dentes de alho
1 xícara de lentilhas
2 tomates picados
2 pimentões verdes picados
1 folha de louro sal a gosto

Aqueça uma pequena quantidade de azeite numa frigideira e, quando estiver bem quente, acrescente a pimenta e o cominho. Em seguida, coloque na frigideira a cebola, o alho e doure. Lave bem as lentilhas, ponha numa panela e cubra-as com água. Despeje o azeite e os outros ingredientes da frigideira sobre a panela de lentilhas; adicione os tomates, pimentões, folha de louro, o sal e leve ao fogo para ferver por aproximadamente 1 hora, com a panela tampada e fogo baixo. Dá para quatro pessoas.