Friends

I'll be there for you

Numa série com dez anos de duração é óbvio que rolam referências à comida. Mas uma série com o Joey tinha mesmo que extrapolar. Vários episódios da recém-terminada Friends (que saudade!!) são dedicados quase que exclusivamente à comilança, e como eu não tenho mais o que fazer, resolvi ver quais são os melhores.

Os personagens ajudam muito. Monica é uma chef neurótica e cozinha muito bem, mas era gorda até a adolescência e vira e mexe tem problemas com alguns "fantasmas do passado". As guloseimas mais tentadoras foram os biscoitos das bandeirantes (que Ross tem que vender para compensar o fato de acidentalmente ter quebrado a perna de uma bandeirante em The One Where Rachel Quits) e a cobertura do bolo de aniversário de Emma (que vem errado da padaria em formato de pênis) no The One With the Cake.
No episódio The One With All The Candy, Monica resolve fazer bombons para conhecer os vizinhos, que terminam explorando a coitada até. Chandler descobre aí que ela virou chef para que as pessoas gostassem de sua comida, e, por conseqüência, gostassem dela.
Não funciona cem por cento, porque no The One With The Cooking Class ela recebe uma crítica ruim de um jornalista e vai pra escola de culinária para iniciantes, só para cozinhar melhor que todo mundo e se sentir bem. E o Joey tenta fazer o mesmo na aula de atuação, coitado...
No The One With Phoebe's Cookies ela tenta descobrir a receita secreta de biscoitos da amiga da falecida avó de Phoebe, Nestlé Toulhouse. No fim, a receita secretíssima estava em todas as embalagens de aveia (até eu tenho, olha só!).
No The One With The Dozen Lasagnas a Monica fica com as tais doze lasanhas pela casa, pois as cozinhou para uma encomenda, mas não sabia que elas tinham que ser vegetarianas. Nesse mesmo episódio, o namorado-porco-italiano de Rachel, Paolo, dá em cima da Phoebe e para provar à amiga que ela nunca mente ela faz os melhores biscoitos do mundo, que ela não faz sempre poque não acha justo com os outros biscoitos. O Paolo leva um pé na bunda mas ganha também a sua lasanha.
Phoebe também é um prato cheio. Vegetariana, ela sente um desejo incontrolável de comer carne durante a gravidez (ela serve de barriga de aluguel para os filhos trigêmeos de seu irmão) e pede ao Joey para se abster de carne durante a gravidez, pra evitar que mais animais morressem por sua causa. Isso em The One With The Fake Party.
Pobre Joey, logo ele. O cara é um faminto descontrolado que come tudo que vê pela frente. Adora carne, e no The One With The Rumor comeu um peru inteiro no Dia de Ação de Graças. Os perus são feios, burros e deliciosos, ele disse, e aquele foi o seu Everest. Sua pizza preferida são duas pizzas, o Joey Special da pizzaria são duas pizzas, seu prato preferido são duas pizzas, comida e Joey não se separam. E ele adora pastrami (e briga com a Rachel quando ela desperdiça um sanduíche em The One With Phoebe's Cookies) e sanduíches em geral.
Já Rachel e Chandler não tem tantas referências de comida assim. Ela tentou fazer um pavê britânico e colocou camadas de carne e ervilhas em The One Where Ross Got High. Mas os dois passaram um episódio inteiro roubando cheesecakes que chegavam pra uma vizinha em The One With All The Cheesecakes. E eles acabam brigando pelo último, derrubando ele no chão e comendo do chão mesmo.
E Ross tem o cláááássico The One With Ross's Sandwich em que comem o sanduíche dele no museu e ele tem uma ataque de raiva e tem que tirar uma licença de lá. Tudo pelo sanduíche de peru feito pela Monica com as sobras do Dia de Ação de Graças com a fatia umidificadora.
E ele come muito rápido porque cresceu com a Monica, e se não comesse rápido, simplesmente não comia.
Todos juntos comeram bem também. Em The One With Five Steaks and an Eggplant Monica arruma cinco bifes e uma berinjela para presentear os amigos e para que eles pudessem ter um jantar em que ninguém gastasse nada e é demitida por aceitar essas guloseimas de presente de um fornecedor do restaurante.
E beberam muito também, e algumas pessoas até inventaram um jogo pra você ficar bêbado e ver Friends ao mesmo tempo. Chandler encheu a cara de jello shots (iguaria que começou no mundo dos seriados em Felicity) em The One Where Chandler Can’t Remember Which Sister e acaba beijando uma irmã do Joey, que depois ele não consegue lembrar qual foi.
Mas no final de tudo, literalmente inclusive, fica o café. Se alguém contar o tanto de café e muffins consumidos pelos seis nos dez anos de série... dava pra alimentar um pequeno país desses por aí.
Mais saudades agora... Mas vamos ver por quanto tempo esse café ainda fica quente...


EM HOMENAGEM:

Assista reprises (confira os horários no site da Warner).
Compre os dvds da série.
Faça um capuccino.

Um comentário:

joana pellerano disse...

menino, e não é que já passou das mil visitas?! obrigada a todo mundo que me visita aqui. não falar sozinha é uma sensação muito boa. bom apetite.