Programas gostosos

Já foi o tempo em que só as velhinhas simpáticas como a saudosa Ofélia faziam sucesso cozinhando sem que ninguém pudesse provar: o estigma dos programas de culinária da TV. Atualmente, a telinha pertence a uma nova geração de chefs, todos com um arzinho de pop star, jovens, dinâmicos e (até) bonitões.
Os programas são um verdadeiro banquete para os olhos. Somadas às atraentes imagens dos apresentadores, closes de ingredientes coloridos e suculentos deixam o telespectador com água na boca e encorajam até os mais preguiçosos a dar um pulinho da cozinha.
Os programas apresentados pelos brasileiros Flávia Quaresma e Alex Atala, e os enlatados que ficam sob o comando dos britânicos Nigella Lawson e Jamie Oliver atraem um público cada vez maior; amantes da comida em busca de suas receitas e experiências gastronômicas. Escolha o seu programa preferido e bom apetite!



O jornalista e enófilo Renato Machado e o engraçado chef francês Claude Troigros apresentam sugestões de harmonização de comida e vinhos em tom de conversa com o telespectador em Menu Confiança. Enquanto o primeiro se esforça para ser simpático ao mostrar os vinhos do dia, Claude faz todo mundo rir com seu sotaque às vezes ininteligível ("Que marravilhia!"), enquanto prepara pratos que casam perfeitamente com as dicas do parceiro. O programa é exibido no GNT nas sextas às 7h, sábados às 17h30, segundas às 22h, terças às 3h30, e quartas às 18h.




Outro programa nacional de sucesso é Mesa Pra Dois. Falta de simpatia aqui não é problema. A dupla de apresentadores esbanja espontaneidade e carisma. Enquanto a carioca Flávia Quaresma faz suas andanças por diferentes estados brasileiros mostrando o melhor da gastronomia regional, o paulista Alex Atala permanece em uma moderna cozinha/estúdio traduzindo o tema abordado pela parceira em receitas, técnicas culinárias e, principalmente, histórias. O programa é exibido no GNT nas quintas às 22h, sextas às 3h30, sábados às 12h30 e às 17h, e segundas às 18h.




A linda e divertida chef inglesa Nigella Lawson dá uma de dona-de-casa e prepara delícias para seus filhos pequenos e amigos em Receitas de Nigella. Bem devagar e didaticamente a moça ensina a preparar de pratos sofisticados a drinques e iguarias para o café da manhã. Tudo com bastante açúcar e manteiga, o que mantém suas bem sucedidas formas renascentistas. O programa é exibido no GNT nas quartas às 12h e às 18h30, quintas às 7h, sextas às 12h e às 18h30, e sábados às 7h.




Em Turismo Culinário Tony Bourdain, chef do sofisticado Les Halles de Nova York e autor dos aclamados Cozinha Confidencial e Em Busca do Prato Perfeito, viaja o mundo em busca de novas lembranças de sabores. Com seu humor sarcástico, sinceridade cortante e apetite insaciável, Tony corre dos hotéis adeptos da chamada culinária internacional e prova de tudo em barraquinhas de rua, restaurantes bagunçados e casas de família. O programa é exibido no Discovery Travel And Living de segunda a quinta às 4h, 12h30 e 20h, nas sextas às 4h, 4h30, 12h, 12h30, 20h e 20h30, e nos sábados às 2h, 4h30, 12h30 e 20h30.




O inglês Jamie Oliver é o chef campeão: está em cartaz em três programas diferentes. Em Truques de Oliver ele leva convidados de diferentes partes do mundo para provar releituras de pratos típicos em seu descolado apartamento. O programa também é recheado com dicas sobre como cozinhar e escolher os melhores ingredientes. Exibido no GNT nas terças às 12h e às 18h30, quartas às 7h, quintas às 12h e às 18h30, e sextas às 7h. Em Jamie Oliver Pukka Tukka o chef ajuda as pessoas a prepararem comida boa e barata, mais ou menos o que significam as palavras estranhas do título. O programa é exibido no Discovery Travel And Living nas terças às 4h30, 12h30 e 20h30, e quintas às 4h30, 12h30 e 20h30. E em Segredos de Um Chef de Cozinha, que foi o primeiro show estrelado por ele, Jamie sai em sua lambreta para comprar delícias e preparar pratos para os seus amigos. O programa também é exibido no Discovery Travel And Living nos sábados às 3h30, 11h30, 19h30 e 23h30, e nas segundas às 7h30, 15h30 e 23h30. E o chef ainda estréia um novo programa no GNT no dia 19 às 21h: em A Cantina Escolar de Jamie ele tenta convencer as crianças a comer lanches mais saudáveis na hora do recreio.

Nenhum comentário: