O chef está nu. De novo.



Ele é descabelado, descontraído, apaixonado pela cozinha mediterrânea. E, apesar de ter nascido na gastronomicamente insípida Inglaterra, consagrou-se como um dos chefs de cozinha mais famosos do mundo. Agora Jamie Oliver, esse “menino” de 30 anos e língua presa que é astro de incontáveis programas de TV, volta às livrarias brasileiras com “O Retorno do Chef sem Mistérios”, da Editora Globo. O livro é um apanhado de mais de 150 receitas fáceis de fazer (quando os ingredientes estão disponíveis), lindas fotografias e muito potencial para virar best-seller. De novo.
A obra segue a linha de “O Chef sem Mistérios”, que foi lançado no Brasil em 1999 e se manteve na lista dos mais vendidos por mais de 20 semanas seguidas. O “sem mistérios” dos títulos é uma tradução canhestra de the naked chef (traduzindo: o chef nu), apelido que Oliver ganhou graças à simplicidade com que cozinha, adaptando técnicas de restaurante a ingredientes básicos da despensa. Vegetais, trigo, azeite e muitas ervas viram espetaculares pratos de massa fresca, pães, antepastos e cafés da manhã reforçados num piscar de olhos.
“Para mim cozinhar é rolar batatas sobre a mesa, esfarelar um bocado de pão, lamber meus dedos, ficar meio bêbado e desfrutar a companhia da família e dos amigos”, conta Oliver na introdução do livro, que é dedicado a sua mulher, a sortuda Jools.
As 288 páginas de “O Retorno...” reúnem receitas que vão de ravioli de aspargos com hortelã e mascarpone a simples sanduíche de bacon e frango assado, com indicações no índice das que são específicas para os vegetarianos.


Frango Assado Fantástico

Ingredientes (para 6 pessoas)
1 frango de aproximadamente
2 kg, de preferência orgânico
1 limão grande
8 fatias bem finas de presunto de Parma ou similar
1, 2 dentes de alho, descascados e picados finamente
2 bons punhados de tomilho fresco, folhas aparadas e bem picadas
sal e pimenta-do-reino moída na hora
120 g de manteiga, amolecida
1 kg de batatas, descascadas e cortadas em pedaços grandes
1 salsão (aipo) grande, descascado

Preparo
Preaqueça o forno e uma assadeira de tamanho apropriado à temperatura de 220°. Lave o frango por fora e por dentro e seque-o dando leve batidas com toalhas de papel. Com os dedos, separe a pele da carne do peite. É importante pressionar gentilmente a carne para baixo, tendo o cuidado de não rasgar a pele. Com um descascador, retire e pique a casca amarela e perfumada do limão, reservando o limão descascado. Então rasgue o presunto e coloque-o em uma tijela com a casca do limão, o alho e o tomilho. Tempere e depois amasse tudo isso com a manteiga. Passe essa mistura no espaço que você abriu entre a pele e a carne – esfregue o que restar dentro e ao redor da ave. É uma coisa bem saborosa. Faça talhos na carne das coxas do frango para permitir que o calor penetre um pouco mais. Corte o limão descascado ao meio e enfie na cavidade. Então coloque o frango na assadeira quente e asse no forno. Enquanto o frango estiver assando, cozinhe levemente as batatas em água salgada por 10 minutos e escorra. Corte o salsão em pedaços irregulares com aproximadamente o mesmo tamanho dos pedaços de batata. Ao fim de 25 minutos, retire o frango do forno. Agora a manteiga já derreteu, temperou e cozinhou o frango no fundo da assadeira. Só faltam as batatas e o salsão. Geralmente eu coloco um garfo na cavidade do frango e o levanto da assadeira por 20 segundos enquanto misturo e cubro os vegetais com a manteiga. Coloque o frango de volta sobre os vegetais e cozinhe por cerca de 45 minutos. Deixe descansar por 10 minutos. Depois que a carne e os vegetais forem retirados, um molho suave poderá ser preparado na assadeira sobre o fogão com um pouco de vinho ou de caldo, uma fervura rápida e uma raspada.


Confira
Nas livrarias:
“O Retorno do Chef sem Mistérios”, de Jamie Oliver. 288 páginas, Editora Globo, R$ 69.
“O Chef sem Mistérios”, de Jamie Oliver. 256 páginas, Editora Globo, R$ 68.

Na TV:
“A Cozinha de Jamie”. Quinta, às 19h; sextas, à 1h45, no GNT.
“Truques de Oliver”. Quartas, às 12h; quintas, às 7h e sábados, às 11h30 e às 21h, no GNT.
“A Grande Fuga de Jamie para a Itália”. Quintas, às 22h; e sextas, às 4h, no GNT.

Um comentário:

laila disse...

Joana, que receita maravilhosa! nada como dar um up no franguinho assado!bjos