Receitas Que Impressionam - a Cozinha Trivial Com Mais Sabor

Para dar um tempero na cozinha do dia-a-dia

Quem cozinha todos os dias, seja para si ou para familiares e amigos, sabe o quanto é difícil inovar no cardápio quando tempo e orçamento estão curtos. A combinação arroz e feijão, apesar de reconfortante, pode cansar um pouco. Para ajudar cozinheiros ansiosos por mudanças a editora, escritora e tradutora Renata Lucia Bottini decidiu dividir seus segredos. Seu livro “Receitas Que Impressionam: A Cozinha Trivial Com Mais Sabor” da Editora Senac São Paulo chega para acabar com as desculpas que inventamos para repetir o menu.
O livro é composto por 195 novas maneiras de preparar os pratos do dia-a-dia divididas em acompanhamentos, antepastos, petiscos, arroz, aves, carnes, conservas, molhos, pães, massas, peixes, saladas e sopas. Há uma sessão para pratos especiais e sugestões de cardápio que combinam as receitas. Ervas e especiarias ganham quadros próprios com explicações sobre suas origens e usos.
Um charme à parte são os pequenos textos introdutórios de cada iguaria. Lá Renata revela sua admiração pelos cozinheiros que marcaram sua vida, suas experiências na cozinha que geraram elogios e críticas ferrenhas de sua família e informações e dicas sobre os pratos.
Todas as receitas são fáceis de fazer como as que estão abaixo. As sugestões vêm de vários cantos, são brasileiras, espanholas, latinas, americanas, indianas e até búlgaras. Alguns poucos ingredientes necessários nem sempre são encontrados nos mercados capixabas como o aspargo fresco e o xarope de bordo (o americano maple syrup), mas a maior parte das receitas apenas ensina novas maneiras de preparar o que já está nas geladeiras. São temperos e combinações inusitadas que garantem uma mesa renovada e digna de elogios. Um bom teste para o sucesso das dicas de Renata é a receita abaixo. Caso seus convidados mantenham um silêncio absoluto ao degustar essa delícia melhor correr para a livraria.

Abobrinhas marinadas
Serve 4 pessoas

Ingredientes
2 abobrinhas médias
½ xícara de vinagre aromatizado com estragão e dill
2 colheres das de chá de salsa bem picada
Azeite para fritar
Sal a gosto

Modo de fazer
Corte as abobrinhas em fatias de meio centímetro, no sentido do comprimento. Frite aos poucos, no azeite bem quente e coloque em uma travessa.Tempere as fatias de abobrinha com sal e ponha em um recipiente com tampa, em camadas.Numa panela pequena, ferva o vinagre aromatizado. Junto com a salsa e despeje sobre as abobrinhas. Deixe repousar em lugar fresco por, pelo menos, 12 horas antes de servir.

Nenhum comentário: