Tudo sem agrotóxicos? É no Domaine

Quem já foi à estação agroecológica Domaine Île de France, na Pedra Azul, com certeza se lembra de uma atração turística peculiar: o casal de proprietários Isabelle Cicatelli e Joaquim Silva. O jeitão extrovertido e a boa conversa dos dois dá à fazenda/pousada um ar de casa, fazendo com que os hóspedes e visitantes sintam-se bem-vindos desde o primeiro instante.
Os dois são tão simpáticos quanto diferentes. Ela é uma francesa criada no Brasil e vive em meio a escargots, pratos de coq au vin e quiches em seu elegante bistrô, que fica na propriedade de 100 hectares. Já ele é de Jucutuquara, fã de um bom cafezinho e expert em kebab com fritas, que prepara aos domingos.
Mas não pense que o bom papo dos dois serve para disfarçar defeitos: o lugar funciona como um relógio. As acomodações – que vão desde suítes mais simples a charmosos chalés com hidromassagem – são confortáveis e os funcionários são simpáticos e atenciosos.
Mas o destaque vai mesmo para a comida. Ela é toda preparada com ingredientes orgânicos, produzidos sem agrotóxicos ou aditivos. No cardápio estão o Pot-Pourri Metropolitain, que serve um bufê de comida da fazenda diariamente e pratos a la carte sob encomenda, e o Conservatório Café, onde Joaquim prepara seus expressos.
Mas a melhor chance de provar as delícias orgânicas do casal é o farto café da manhã, incluso na diária. Vem com pão feito na hora, geléias, frutas, bolos... E, claro, vem acompanhado do papo agradável de Isabelle e Joaquim, um mimo extra da casa, por assim dizer.

Domaine Île de France – Fica na rodovia ES 165 (Estrada Afonso Cláudio), Km 75, Pedra Azul, Espírito Santo. Informações: (27) 3225-5486 e 3248-3124. www.domaine.com.br.

Quer fazer bom uso do seu frango orgânico? Ó:

Frango ao Leite do Domaine
Ingredientes
4 kgs de frango orgânico cortado em pedaços
2 cebolas cortadas em quatro
8 dentes de alho
3 colheres (sopa) rasas de sal
1 colher (sopa) de ervas de Provence
3 alhos porós
2 colheres (sopa) de vinagre ao estragão
2 Litros de Leite
5 colheres (sopa) de azeite
200ml de creme de leite fresco
Louro, tomilho, salsa, cebolinha, salsão e pimenta do reino a gosto

Modo de fazer
Amassar 4 dentes de alho com o sal, vinagre, pimenta, ervas de Provence e tomilho e esfregar no frango, dentro de uma bacia de plástico. Fazer um buquê com louro, salsa, salsão, tomilho e cebolinha e amarrar com barbante. Colocar esse buquê, a cebola e os dentes de alho restantes inteiros junto com o frango, e cobrir tudo com o leite. Deixar descansar por 8 horas, pra ficar bem macio. Aquecer o azeite em uma panela e selar o frango. Depois jogar o leite temperado e cozinhar por alguns minutos. Acrescentar o creme de leite e servir.

Nenhum comentário: