Em Catalunha como os catalães

Tem dois meses que eu moro na Espanh, ops, Catalunha, e ando me sentindo em casa. Mesmo com as dificuldades de sempre, a barreira lingüística (catalão parece português mas catalão não é português não!) eu me sinto em casa. E acho que é principalmente por causa do amor que os catalães têm pela comida. Os catalães são meio fechados, mas é só falar de comida que se ganha um sorriso. Eles comem fazendo mil ruídos de aprovação, mas se alguém comenta o quão boa está a comida te olham rindo e dizem "claro!", como se você fosse uma criança constatando que a água molha.
Foi por causa desse povo maravilhoso que eu confirmei uma anomalia anatômica que já me era suspeita: eu tenho estômago de avestruz. Eles me ajudaram a superar as poucas frescuras que eu tinha. Se é de comer é de comer, então, vamos comer. Aqui não existe mais não provei e não gostei.
Comi foie gras quase cru, só marinado no sal (sensacional!); tripas fritinhas; llardons (torresmos mais secos e com gosto três vezes mais forte); queijos de cabra que fazem o olho arder de tão fortes, e queijos azuis tão antigos que já eram meio alucinógenos; coelhinhos que são vendidos com olhos e tudo no mercado; paella de marisco com lingüiça; molho de maionese cuja receita é do século XVII; sorvete de açafrão; embutidos de todos os tipos; e bebi azeite, vinhos de todos os tipos e vermutes de grifo, feitos pelo próprio bar e armazenado em barris.
Parece bobagem, mas acho que a Catalunha tem feito de mim uma pessoa melhor...

4 comentários:

fezoca disse...

Joana, que legal achar aeu blog, pelo link pro Chucrute. Muito obrigada! Ah, a Espanha deve ser linda, ja conheci muitos espanhois de Barcelona aqui, outros de outras partes. O sotaque eh lindo! As comidas devem ser simplesmente arrasantes. Um dia portarei para uma visita! :-)
um beijo pra voce,

joana pellerano disse...

Pois venha mesmo!

Anônimo disse...

A Catalunha é a vergonha de Espanha. Todas as vezes que vou à Catalunha, quase sempre fora de Barcelona, Berga e afins, oiço sempre: "comportem-se que hoje temos aqui espanhóis" ou falam-me em catalão depois de lhes explicar que não sou espanhola e que não falo catalão, não vou aprender catalão para morar num país com 1 língua oficial. Imagina que o país Basco fazia o mesmo???
Faz-me confusão esse separatismo idiota e repulsa de uns espanhóis pelos próprios espanhóis.

joana pellerano disse...

eu discordo bastantíssimo. mas tampouco sou catalã, e não entro em briga que não é minha...