Menjeu, vosaltres que podeu

Ando ouvindo catalão à exaustão, principalmente sobre comida, e já ando bem acostumada. Catalão, vale lembrar, é junto com o castellano a língua oficial aqui na Catalunya, e parece uma mistura um pouco estranha de francês e espanhol com sotaque de português de Portugal.
Aí olhando por aí achei uns blogs de comida em catalão! Não é o máximo?
Ó só:
La cuina de casa - O blog é cheio de receitas tradicionais e algumas mais moderninhas, tudo com foto. Destaque pra de coca de vidre. Delícia...
Vai bem além do receituário, mas esse é bem bom também. Com ênfase no flam de pastanaga, e prêmio pra quem descobrir o que é pastanaga (hehehe).
Bona vida - O Jaume Fàbrega é um historiador e jornalista gastronômico bem conhecido por aqui, autor de vários livros e tal. Mas pra mim é o sujeito baixinho que fala umas palavrinhas em português e bebe Red Bull o tempo todo que me deu aula mês passado... Boa gente.
El bon menjar - Boas receitas e notícias de eventos típicos catalães, como a festa d'arrossos.
Iaia Mercè - Tem história, tem receita e tem a tradução de termos gastronômicos e ingredientes pra várias línguas, incluindo catalão e basco. Só não vale colar o que é pastanaga!
Ah, vou ficar com saudades do català... Venga, adéu.

4 comentários:

Mar Calpena disse...

Parabéns per o link! Gràcies pel link!

Pastanaga é...

joana pellerano disse...

shhhh conta não... hahahaha

Guillem disse...

I don't speak portuguese, so I can't thank you properly! Anyway, moltes gràcies pel link.

Multicuina!

Anônimo disse...

Você já fala mais català que português. Podias chamar Catalunha à Catalunya, por exemplo. Adeu.