Nigella apressadinha

Eu não tenho mais tv a cabo em casa, mas não é por isso que abri mão de meus maiores vícios: os programas de culinária. Foi baixando coisas sem fim que eu fiquei sabendo do Nigella Express antes mesmo do programa estrear por aqui. Baixei sem querer, no meio de variados Jamie Oliver (o Em Casa é lindo!), Women's Murder Club e South Park, e só soube que era um programa novo quando vi o tamanho dos filhos dela! Costumavam ser criancinhas que assaltavam a geladeira no fim de casa episódio!
No Express a Nigella se supera, e faz receitas incrivelmente deliciosas em minutinhos. O segredo são os "atalhos", ingredientes que substituem preparações demoradas, como vinho fortificado (entram no lugar de reduções de vinho), azeite aromatizado com alho (nada de descascar e picar), grão de bico em lata (cozinhar pra quê?) e massa folhada comprada pronta.
As receitas do programa estão já num livro da editora Hyperion (custa R$ 87,50 na Livraria Cultura). Mas se quiser anotar todas de graça fique com caderninho e caneta na mão sintonizado no GNT às sextas, às 18h; sábados, às 12h; segundas, às 12h, e terças, às 7h.
Exemplos do que o caderninho vai ganhar você confere aqui e aí abaixo. Diz Nigella que esse cookie é remédio perfeito para a tristeza...

Cookies de Chocolate

Ingredientes
500 g de chocolate em barra
125 g de manteiga sem sal e amolecida
75 g de açúcar mascavo
50 g de açúcar comum
150 g de farinha de trigo
30 g de cacau em pó
1 colher de chá de bicarbonato de sódio
1/2 colher de chá de sal
1 colher de chá de essência de baunilha
1 ovo gelado
2 pacotes de gotas de chocolate

Modo de Preparo
Colocar o chocolate para derreter em banho-maria. Quando o chocolate estiver derretido, deixar esfriando. Enquanto o chocolate derrete, bater em uma batedeira a manteiga e o açúcar. Adicionar a baunilha à manteiga e ao açúcar quando já estiverem bem misturados e continuar batendo. Em uma tigela a parte, misturar os ingredientes secos: farinha de trigo, cacau em pó, bicarbonato de sódio e sal.Quando o chocolate tiver esfriado, despejá-lo no creme de açúcar e manteiga e continuar batendo. Após ter misturado bem o chocolate, acrescentar o ovo gelado e bater. Em seguida, acrescentar os ingredientes secos e bater mais um pouco. Por fim, adicionar as gotas de chocolate e misturá-las à massa com uma espátula para que fiquem distribuídas de forma homogênea. Em uma forma, montar 12 bolinhas com uma daquelas colheres para sorvete e colocar para assar por 18 minutos em um forno pré-aquecido a 170ºC. A massa pode ser congelada e ficar a postos para emergências.

2 comentários:

Anônimo disse...

Desculpa, mas tem erro ai....

Na receita não vai 500g de chocolate... só 125 de chcolate DARK.

Aqui está a Original: http://www.nigella.com/recipe/recipe_detail.aspx?rid=100

ab0586@bol.com.br

joana pellerano disse...

Peguei a receita do site da GNT quando o programa começou a ser transmitido. Traduções confusas, provavelmente. Obrigada pela dica.