Risoto psicodélico

Adoro risoto. Foi uma das primeiras coisas decentes que eu aprendi a cozinhar, muito antes de arroz soltinho. Isso porque é mais fácil fazer risoto que arroz soltinho. Dá mais trabalho, mas como o objetivo é fazer um arroz empapado, descobri aí que tenho um talento natural para o risoto.
Já fiz risoto de tudo nessa vida, até de arroz puro, e posso afirmar quer sempre é gostoso. Mas o risoto mais divertido que eu já fiz foi um misto de ingenuidade e sorte. Ia eu fazer um almoço rápido só pra mim, e tinha quase nada na geladeira. Só saía um risoto de ervilha, mas nem vinho branco eu tinha, só um restinho de tinto.
Aí que o tal restinho tingiu o prato todo de roxo, e a combinação com a ervilha verde rendeu um visual tão psicodélico que me deixou orgulhosa e eu tirei até foto. Então, crianças, tentem isso em casa.

Risoto psicodélico da Joana
(para 1 pessoa)

Ingredientes:
1/2 xícara de arroz para risoto (arbório ou carnaroli)
1 colher (sopa) de cebola picadinha
1/4 de xícara de vinho tinto seco
3 xícaras de chá de caldo de legumes
100g de ervilha congelada
azeite ou manteiga
parmesão ralado na hora a gosto
sal e pimenta do reino branca

Preparo:
1. Coloque o caldo numa panela e leve ao fogo alto.
2. Leve a cebola ao fogo baixo com um pouco de azeite ou manteiga. Quando ficar transparente, aumente o fogo, acrescente o arroz e misture bem, até que os grãos fiquem brilhantes. Coloque sal e pimenta.
3. Junte o vinho e misture bem até evaporar.
4. Abaixe o fogo da panela com o caldo, e coloque uma concha dele na panela com o arroz. Misture bem. Vá colocando mais caldo aos poucos, quando o que estiver na panela com o arroz secar, mexendo sempre, por uns 15 minutos. Coloque as ervilhas quando o arroz estiver quase cozido.
5. Prove o arroz: deve estar durinho, mas cozido, e úmido. Corrija o tempero. Apague o fogo, tampe a panela e deixe descansar uns 3 minutinhos.
6. Acrescente uma mão cheia de parmesão ralado na hora e sirva depressinha: risoto fica ruim muito depressa, e então coma na hora.

4 comentários:

Nana disse...

Olá,

adorei o seu blog!
Seu risotto ficou mto "doido" hehehe mas saboroso.
Já fiz uma fez com vinho tinto, já que não tenho cão...
Bjss

joana pellerano disse...

oi, nana,
eu já fiz com vermute seco, caldo puro e até chá. quando me bate aquela vontade de comer risoto vai com o que tiver mesmo. mas esse ficou roxinho tãão bonito, por isso ganhou foto. que bom que você gostou. volte sempre (eu fui lá te visitar também, adorei!).
beijo.

Thais disse...

Adorei seu blog.
Beijos
Thais

http://comereumbarato.com.br

joana pellerano disse...

oi, thais.
o seu blog também é muito legal. vamos trocar umas visitas de vez em quando?
abraço.