Por falar em lugares feios que a gente gosta...

A Aline, do Moqueca com Pimenta, deixou um comentário no post sobre o Lidl revelando sua fraqueza: a Padaria Nova República, que não vê uma reforma desde a década de 80, é bagunçadíssima (confira aí na foto à esquerda, roubadíssima da Aline), mas é cheia de gostosuras e de gente viciada nelas. Ótima lembrança. Acrescento agora mesmo na minha lista de lugares que a gente adora ir, mas até tem um pouco de vergonha de ser visto lá.
A Nova República tem uma torta de pão incrível. Além de ser realmente bem feita, ela fez parte da minha infância; era servida em todo e qualquer aniversário da minha família. Corta o presunto mais fininho do mercado. E tem as melhores rabanadas da cidade, crocantes por fora e úmidas por dentro, sequinhas.
Depois que a Monte Líbano chegou a Jardim da Penha, muitos moradores do bairro abandonaram a Nova República, que fica no Bairro República. A nova padaria era mais bonita, com visual clean, e oferece coisas mais chiques, quiches, ciabatta e pão folha, docinhos refinados (veja na foto da direita, da Aline) salgados recheados com alho-poró, tábuas de degustação e atendentes que ficam gritando "olha o folhado de catupiry quentinho" de um jeito que não te permite resistir. Não é à toa que ela foi eleita pelo segundo ano consecutivo a melhor padaria do estado pela Veja Espírito Santo.
Mas convenhamos, a Monte Líbano não é como a Nova República. Lá você não pode enfiar a mão na pilha de torradas com manteiga recém-saídas do forno e roubar uma. Não pode pedir pra provar o mesmo bolo três vezes. As rabanadas de lá são molengas e pesadas, fritas num óleo frio demais. E, em especial, na Monte Líbano não tem torta de pão.
Por isso, viva a Nova República. Eu estarei com frequência nas filas gigantes que se formam nos dois únicos caixas, com as mãos cheias de pizzas, pedações de bolo de chocolate e salgadinhos fritos. Mas não conta pra ninguém.


3 comentários:

Luciana Bonino disse...

e aquele bolo de aipimmm.... ai que saudades! :)

Aline Neme disse...

Joana... concordo contigo!!!!

Amo a Nova República... só compro frios lá... o presunto fatiado finissimamente, e a mortadela então... fica um luxo bem fininha... afff...

A torta de pão realmente é muito muito boa. E as pizzas são uma delícia com um precinho bacanérrimo, e ainda temos a opção de comprar só os disquinhos de massa... Adoro!!!

Mas também não resisto à Monte Líbano...vixe... a bruschetta e a foccacia de beringela são as melhores. O preço dói, mas é tudo tão gostoso... hehehehe

Aí acabo comprando uma vez na semana em cada uma delas... coisas diferentes, frios e pizzas na nova república, pão folha, italiano, bruschetta e foccacia na Monte Líbano... pronto, sem brigas.

Agora, descobri a Natália em Laranjeiras... esse mês tá com uma mesa enorme de guloseimas juninas... miacabo...kkkk

Bjundas

Aline Neme disse...

Em tempo... o que está matando a NR é que agora não aceita mais nenhum tipo de cartão, seja débito, crédito ou ticket... aí enfraquece a amizade!