Experimentar, sempre

Essa semana eu provei uma coisa nova. Você não adora quando isso acontece? Você vem por aí, desavisado, e de repente aquele sabor diferente de tudo que você provou te toma de assalto, te esgota as papilas gustativas, te joga na cara "quem você pensa que é para achar que já provou de tudo?".
No meu caso, foi um potente e cremosíssimo queijo Serra da Estrela, trazido de Portugal pela família de uma das minhas colegas de pós, que, Deus a abençoe, resolveu dividir com a gente. Ele vem do leite das ovelhas Bordaleira Serra da Estrela ou Churra Mondegueira, coalhado por uma planta local, a flor do cardo, e curado no frio do inverno e das casinhas de granito típicas da região.
Na Espanha comi muitos queijos de ovelha e cabra, vencendo um preconceito idiota que tinha com queijos fortes. Mas embuti um novo erro: achar que todo os outros queijos de ovelha ou cabra seriam iguais, apenas uma repetição da experiência. Adoro quando comida prova que eu estou errada.
Na Páscoa, a priminha do namorado não queria provar uma bala de melancia porque era verde. Do alto de seus cinco anos, ela argumentou que uma mini tartaruga podia ter driblado a inspeção dos produtores da bala e vindo parar no pacote, e ela não queria comer o bichinho por engano (?!). Apesar do argumento fortíssimo e bem-desenvolvido, consegui convencê-la a provar o doce, e ela adorou. E entendeu que experimentar te abre caminho para mais coisas gostosas. Foi incrível, me senti uma guru dividindo minha sabedoria com os inocentes.
Feliz a sensação de que novas coisas gostosas continuarão surgindo. Dá vontade de comemorar sentada do lado de um queijão da Serra da Estrela, só mergulhando torradinhas na pasta semimole e amanteigada, como dizem os que sabem do assunto.

3 comentários:

Joana G. disse...

eu sou viciada em queijo e aqui estou tendo a oportunidade de provar várias delícias!

obrigada pela visita! =)
beijos!

ps.: espero descobrir outras lojinhas em Barcelona!

Sá disse...

Olá ! Estou morando em Sevilla e, claro, me apaixonei pelos queijos também. Álguma dica sobre o que é obrigatorio provar por aqui ?Parabéns pelo blog, adoro !

joana pellerano disse...

oi, joana.
é só olhar pro lado que você acha mil lojinhas escondidas e recheadas de delícias.

sá,
de sevilla eu não sei nada, mas se for visitar a cataluña não deixe de provar mató com mel, o torta del casar e os rollitos de cabra.
e que delícia morar aí!
um abraço.