Curso de jornalismo gastronômico

Foi em 2004, mais ou menos quando o Apetite nasceu, que eu decidi que queria escrever sobre gastronomia quando crescesse. E sempre levei isso muito a sério, queria aprender, mas buscava formação e não encontrava nada. Fui parar na Espanha para estudar jornalismo gastronômico. Claro que foi ótimo ir parar na Espanha, mas sentia muita falta de ver alguma forma de profissionalização por aqui mesmo.
É por isso que o que eu vou contar a vocês me deixa muito feliz: o Senac São Paulo lança agora em fevereiro a primeira turma do curso de extensão universitária Jornalismo Gastronômico. Um curso que é praticamente meu filho, porque estou envolvida desde seu desenvolvimento.
Agora jornalistas, cozinheiros, blogueiros ou simplesmente interessados em combinar comer e escrever podem transformar sua paixão em profissão. A proposta do curso é formar profissionais aptos a escrever sobre gastronomia em qualquer formato, seja uma reportagem, uma crítica ou um release. Jornalistas como Ricardo Castanho, do Guia Quatro Rodas, e Rita Lobo, do Panelinha, mostrarão aos alunos técnicas e segredos do texto jornalístico especializado, além de ajudá-los a explorar as possibilidades da profissão. Já especialistas como Neide Rigo, do Come-se; a barista Eliana Relvas e o maître fromager Jair Jorge Leandro ajudarão a turma a entender ingredientes e pratos para poder avaliá-los e descrevê-los com propriedade.
Não é uma delícia? Pra saber mais é só clicar aqui. E vida longa aos que escrevem em troca de comida!

6 comentários:

Luana Budel disse...

Maravilhoso Joana!! Parabéns, seu filho está apetitoso.

Janine Collaço disse...

Joana
Parabéns! Acredito que será um grande passo!
Vamos realizar um debate sobre jornalismo gastronomico no Brasil? Eu posso representar Brasília...
Sucesso
Janine Collaço

joana pellerano disse...

Brigada, Janine!
Vamos fazer esse debate, acho que é muito válido!

Janine Collaço disse...

Vamos pensando, você deu uma olhada no e-boca livre do Carlos Dória? Tem uma discussão sobre revistas gastronômicas que vai pegar fogo!
Bjs
Janine

joana pellerano disse...

Polêmico!
Acompanhem a discussão lá:

http://ebocalivre.blogspot.com/2010/02/jabacule.html

http://ebocalivre.blogspot.com/2010/02/o-dilema-das-revistas-de-gastronomia.html

http://ebocalivre.blogspot.com/2010/02/revistas-de-gastronomia-filosofia-da.html

joana pellerano disse...

Outra questão levantada pelo Vitor, do Prato Fundo: http://pratofundo.com/curso-jornalismo-gastronomico-no-senac/