Mrs. Beeton e o fondue do Savarin

Em meio ao TCC mágico da pós, que consegue ao mesmo tempo ser simples e interminável, encontrei uma agradável surpresa. Há, lá pela página 20 ou 22, algumas receitas históricas usadas em um trabalho. E não me lembrava mais do quanto eram interessantes.
A mais divertida delas é a que está abaixo: um fondue atribuído a Brillat-Savarin, o gourmet famoso por suas frases de efeito (“A descoberta de uma nova receita faz mais pela felicidade do gênero humano do que a descoberta de uma estrela”) e pela ideia pioneira de dar à gastronomia o título de ciência - defendida em seu A Fisiologia do Gosto, de 1825.
Quem conta do prato é Isabella Mary Beeton, autora de livros de economia doméstica e receitas muito famosa na Iglaterra Vitoriana, em seu Mrs Beeton's Book of Household Management. Como não há tempo para explorar o tema, culpa do TCC supracitado, vou deixá-los com a "receita excelente" que uniu essa dupla do século XIX. Bom apetite e nos vemos em breve.

Fondue de Brillat-Savarin

(Uma receita excelente.)

Ingredientes: Ovos, queijo, manteiga, pimenta e sal.

Modo: Apanhe o mesmo número de ovos quantos forem os convidados; pese os ovos com a casca, utilize um terço do seu peso em queijo gruyère, e um pedaço de manteiga equivalente a um sexto do peso do queijo. Quebre os ovos em uma bacia, bata-os bem; adicione o queijo, que deve estar ralado, e a manteiga, que deve estar partida em pedaços pequenos. Misture esses ingredientes com uma colher de madeira; coloque a mistura em uma panela untada, coloque sobre o fogo, e mexa até que a substância esteja espessa e macia. Coloque um pouco de sal, dependendo da maturação do queijo, e um pouco de pimenta, e sirva o fondue em panela de prata ou de metal muito quente. Não deixe que o fondue permaneça no fogo depois que a mistura estiver pronta, pois, se ferver, se estragará. Brillat-Savarin recomenda que alguns Borgonha à escolha sejam distribuidos com esse prato. Nós damos essa receita exatamente como ele recomenda que seja feita; mas tentamos com um bom queijo Cheshire, e achamos muito bom.

Tempo: Cerca de 4 minutos para que a mistura esteja pronta.
Suficiente: Separe 1 ovo, com os outros ingredientes em proporção, para cada pessoa.

Nenhum comentário: