Cozinhando à distância

Cozinhar não é necessariamente uma tarefa simples. Mas em tempos de chefs celebridades e cenário gastropop fica meio feio assumir por aí que sua maior façanha gastronômica é saber de cor o número do disk-pizza.
Mas tranquilize-se: o Apetite vem ao resgate com um monte de sites que oferecem aulas de cozinha online para diferentes níveis de aluno, seja dummie ou profissa! Sem sair de casa você pode acessar tutoriais com fotos, vídeos e receitas bem simples para começar um repertório culinário que mantenha o motoboy da lanchonete longe do seu quarteirão pelo menos por uns dias. Confira:

Para dummies
- Os tutoriais do Cooking Dude não deixam na mão nem quem perdeu a hora no dia da fila do talento culinário. Ensina a abrir lata de sardinhas e até não apenas uma, mas duas técnicas para ferver água!
- A CNN também está nessa ensinando a untar panelas e grelhar vegetais. Mas fique no Cooking 101 na barra da direita; os links das técnicas no meio não funcionam...

Para quem quer técnica
- Depois de aprender o basicão dá para aprimorar as técnicas. O Chef2Chef tem um curso online bem completo que ensina como usar os equipamentos e garde manger, passando por molhos, carnes, peixes e harmonização com vinho.
- O Epicurious oferece um sortimento bacana de vídeos mostrando como assar, cozinhar, fritar e até aprimorar suas habilidades com a faca. Mas não é recomendado operar maquinário pesado enquanto ouvir a narração arrastadinha... Tome um bom café antes!
- O Delia Online aborda os ingredientes e diversos métodos de preparo com tutoriais cheios de fotos. Vai além com extras como abrir um coco e secar ervas.

Para quem quer prática
- Já domina o arroz com feijão e quer diversificar o menu? Tente o Vamos Cozinhar. Lá tem diversas receitas em vídeo feitas por chefs e pessoas normais como você, que também estão explorando as panelas por prazer.
- Outra boa opção é AZCentral. Eles dizem que ensinam o básico, mas no meio de receitas como ovos mexidos e dicas para cortar cebolas há tutoriais com fotos para fazer ganache, petit fours e gravlax.
- O CIA (e não a CIA) tem algumas aulas temáticas gratuitas na sua seção E-Learning. No meio tem coisa ruim, então explore todos os links. Você pode cair numa propaganda de cursos ou eventos da escola mas também vai chegar num verdadeiro dossiê sobre feijão!

Para gastrogroupies
- Quer aprender com celebridades do mundinho gastronômico? Comece pela dama americana da cozinha: Julia Child. A PBS disponibiliza gratuitamente vários programas de dona Child em que ela ensina a crème de la crème das receitas francesas com seu jeitão particular.
- Quer algo mais atual? Na Top Chef University você aprende com competidores e vencedores do reality show mais (é, vamos ao clichê) gostoso e todos os tempos. É pago, mas dá para degustar uma aulinha antes de sacar o cartão de crédito.

Nenhum comentário: