Pares

Outro dia dei de cara com um ceviche de atum e bacon. Oi? Atum e bacon? Mas qual não foi minha surpresa ao perceber que os dois, untuosos, trocavam figurinhas muito bem, um reforçando e complementando o sabor do outro.
Na dúvida de quais outros pares perfeitos eu estava perdendo por andar com a turma errada, dei de cara com o site Food Pairing. O site foi criado por um grupo de cientistas e chefs chamado Sense for Taste para ajudar a entender combinações populares e a desenvolver sabores inesperados por meio de harmonizações pouco usuais. Chega ao ponto de sugerir combinações com bebidas, frutas e até cereais, com linhas mais curtas e longas que indicam mais ou menos pontos em comum.
Por exemplo: sabia que manjericão vai bem com caviar? E que morango nasceu para arroz basmati, ostra e mostarda? Ainda: além de gostar do atum, o bacon casa com carambola!
Além de descobrir o que vai bem com o que, o site oferece sugestões para substituir ingredientes nas receitas.  Por exemplo: sou capixaba e não entendo que alguém não goste de coentro. Pero que los hay, hay. Então em vez de eliminar a ervinha dos pratos esses tais podem trocar por uma mistura de casca de limão, limão siciliano e laranja com mussarela!

Para completar a aulinha de casamenteira, achei também esse vídeo do bioengenheiro Bernard Lahousse, um dos responsáveis pelo site, explicando como funciona a ciência das misturas de sabores:



Minha geladeira nunca mais será a mesma...

3 comentários:

Melissa S. disse...

Adorei esse site! Vou explorar a valer. O clássico dessas combinações é o morango com vinagre balsâmico :)

claudiogonz disse...

Joana
Foi a melhor dica que li esta semana. Valeu. Abraços
Cláudio Gonzalez

joana pellerano disse...

Que bom que gostaram da dica, Mel e Cláudio. E obrigada pelos comentários sempre simpáticos! :)