Abóbora

O outono norte-americano é cor de abóbora. De Halloween ao dia de Ação de Graças é temporada da pumpkin pie: massa esfarelada coberta com creme de abóbora perfumado com canela, cravo, noz-moscada, gengibre e pimenta da Jamaica.
A torta é deliciosa e pode ser encontrada em todos os diners dos Estados Unidos. Deve ser comida sempre que houver chance, ou pelo menos assim está escrito no meu manual particular de regras. E, além de tudo, inspira fast foods em todo o país.
A Cheesecake Factory cobre sua famosa crosta de biscoitos Graham com creme de abóbora temperado, chantilly e noz pecan. A IHOP, casa das panquecas, faz discos gorduchos tostados por fora e levemente borrachudos por dentro, com sabor e aroma característicos. 

Nem o McDonald’s fica fora dessa. Além de um milk shake alaranjado batizado de Harvest - repare que eles não tiveram coragem de colocar abóbora no nome, apesar da cor óbvia -, a rede oferece uma tortinha de abóbora nos moldes das de maçã e banana que temos por aqui.
A rede de cafeterias Starbucks tem scone e muffin mal-afamados e um mais bem aceito pão coberto com sementes de abóbora tostadas e muffin. O campeão de vendas é o Pumpkin Spice Latte. Leite vaporizado, espresso e um xarope aromatizado ganham cobertura de chantilly com as especiarias típicas da pumpkin pie.
Para brigar com o Stabucks, o Dunkin’ Donuts também mantém seu latte. Há ainda um muffin que, dizem, tem cobertura tão doce que faz você querer comer só a parte de baixo, indo contra todos os valiosos ensinamentos de Elaine do Seinfeld. Mas o ponto forte da rede, as rosquinhas, são outro papo.
Todo americano tem sua porcaria de abóbora favorita cuja simples lembrança o sustenta ao longo do ano. E eu, de enxerida, também tenho. Vou ficar até dezembro sonhando com a massa densa sem ser pesada, doce sem ser enjoativa, com um perfume de especiarias presente mas sutil desse donut.

PS - Se animou com os sabores (e as versões) da pumpkin pie? Faça a sua em casa. O blog DigaMaria tem duas receitas ótimas: waffle e cheesecake.

Nenhum comentário: