Dia de Guinness

Semana que vem, prepare seu estoque de Guinness, porque vai ser dia de beber. Todos os dias, aliás, são tão bons quanto. Mas há um dia especial que obrigatoriamente não poderá passar sem Guinness: Arthur's Day. Nesse ano, a festa que comemora o aniversário da amarga e encorpada cerveja preta irlandesa acontece em dose dupla, em 27 e 28 de setembro.
Nestes dias Dublin, capital da Irlanda e da bebida, explode em festa para homenagear o bendito momento em que Arthur Guinness apostou que podia viver de fazer cerveja.
Em 1759 Arthur resolveu ser cervejeiro profissional e alugou o local onde fica a fábrica da Guiness por nove mil anos. Isso é que é confiar no seu taco, eu diria. Além de visionário e corajoso, aposto que o tal Guinness tinha corpo fechado e era devoto abençoado por Saint Patrick, santo padroeiro da Irlanda, que diz a lenda era chegado num copinho.
Dentro de cada Guinness tem malte irlandês, água de Dublin, lúpulo e levedura. Seu processo de preparação leva duas semanas do grão ao boteco (pub, na verdade) ou supermercado: uma teconologia inovadora permite o envase do chope.
Servir um belo pint – copão com quase 500 ml - é uma arte levada muito a sério em toda o Reino Unido. O tempo padrão para formar um bom servidor de Guinness é de cinco anos. Isso porque não é só colocar no copo: tem que encher um pouquinho, deixar assentar, colocar o colarinho cremoso, processo que deve demorar 119 segundos. Uma arte repetida mais de 10 milhões de vezes todos os dias mundo afora.
E quer saber da maior? Guinnes faz bem para você. Cientistas da Universidade de Wisconsin nos Estados Unidos descobriram que a cerveja diminui o colesterol ruim e colabora com a saúde das artérias.
Ou seja, não tem desculpa. Se não puder comparecer à festança na semana que vem (eu aguardo um patrocínio com a programação na mão), passe no pub local ou supermercado, coloque já o seu broche "kiss me, I'm irish" e saia por aí com uma Guinness na mão. Vão achar que você é doido, mas é aí que você bebe mais um gole. A Guinness jamais vai deixar você se sentir mal...

3 comentários:

wair de paula disse...

Meu pedido para o papai Noel vai ser um fígado auto-limpante depois desta. Já adoro esta cerveja, mas não sabia que existia um dia especial para consumi-la...
Abs!!

ILCO disse...

também gosto muito

Joana Pellerano disse...

Saúde, Wair e Ilco!