Primavera

O caminho está pontilhado de amoras. As pitangas já estão ameaçando cair, e logo formarão a segunda camada de cobertura da calçada. Quando a rua vira assim uma receita de bolo e a gente começa a imprimir manchas de frutinhas no tapete significa uma coisa: lá vem a primavera.
Eu não percebia essa mudança de estações. Morando no Espírito Santo, cresci ouvindo a piada que temos quatro estações bem definidas: verão, chuva, vento sul e Pedro Nolasco.
Até que um dia, morando em Barcelona, vi a primavera chegar. Desligada do calendário, saí de casa e vi mesas na calçada. No intervalos entre café e café, um mar de ambulantes espalhando pelo chão sua coleção de bolsas Prada falsificadas. As pessoas estavam mais sorridentes e menos encapotadas. O ar fresquinho e o sol tímido eram os mesmos do dia anterior, mas alguma coisa tinha mudado.
Depois disso passei a reparar nas sutilezas que indicam que o tempo está passando lá fora. Até aqui, onde isso "não existe". Surge uma verdura no supermercado que, na semana passada, não estava ali. Um peixe saudoso na banca da feira. Uma promoção diferente no caminhão de fruta que, pontualmente, cruza a minha rua aos sábados, 16 horas. Somem os fondues e as sopas, voltam as saladas.
Meio ansiosamente, a presença do panetone na gôndola confirma a suspeita de que o tempo está passando rápido demais. Já estamos em setembro, veja só. Mas faz parte. E logo, com um pouco de sorte, vai ser inverno outra vez!

3 comentários:

lili disse...

Quando os passarinhos começam asujar tudo de vermelho, depois de se fartarem na pitangueira, sei que o inverno finalmente acabou.

wair de paula disse...

Joana, springtime is coming mesmo. Aguardo ansioso sempre esta passagem do dia 21 para o 22 de setembro, assim como quando criança achava que a época do Natal tinha um jeito diferente no ar. Em SP, os ipês florescem em amarelos intensos e roxos violentos, já em Recife (onde divido meu tempo) é quente, quentíssimo, verão e escaldante...abs

Joana Pellerano disse...

Vocês me deram sensação de ano novo, Lili e Wair :)